Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, outubro 31, 2007

Liga BWIN Jornada 8: Nacional 0 Sporting 0



Exibição muito triste e descolorida do Sporting nesta deslocação à ilha da Madeira, colocando-o já a 9 pontos do lider FC Porto, após somente 8 jornadas! Muito embora já tenha disputado os dois jogos teoricamente mais complicados (deslocações aos campos dos principais adversários, FC Porto e SL Benfica), e tenha cedido um empate em Alvalade frente à equipa sensação da prova, V.Setúbal, até ao momento havia a apontar algumas exibições frouxas e de fraco empenho. Mas desta vez, perante um adversário que se tem revelado acessível e de fraca qualidade, exigia-se a vitória!

Não sou de beatificar treinadores e/ou jogadores. Sou muito crítico porque a verdade é que todos eles são uns priveligiados da sociedade em que vivemos. Se é verdade que tiveram de lutar muito e abdicar de muita coisa para alcançarem o topo do futebol, a verdade também nos diz que são bem recompensados. São pagos muito acima da média das restantes profissões e, em abono da verdade, podem errar constantemente que, por norma, a culpa é do árbitro, do campo, da sorte, do tempo, de problemas psicológicos ou do divórcio! Pois bem, esses problemas todos os restantes mortais têm, e ainda têm poucas ou nenhumas possibilidades de terem um luxuzito por ano (quanto mais por semana!!) e, sobretudo, dois ou três erros levam ao despedimento! Um exemplo. Quando vemos a Amélia Gomes com um cabelinho impecável, a sacar pra cima dos 100 mil euros mensais, e a ser protegido quando falha golos atrás de golos, dá-me vontade de rir! Seria desculpável a um engenheiro mandar abaixo uma ponte por erro de contas? A um médico um fracasso numa operação por erro num corte? A um juíz na avaliação de um julgamento de um pedófilo? Não, de forma alguma. Por isso não aceito que se desculpe um guarda-redes constantemente frangueiro, um defesa sem sentido posicional, um médio incapaz de criar “fio de jogo”, um avançado perdulário! Há limites! Tem de haver limites!

Isto tudo para resumir a exibição miserável do Sporting na Madeira. Não que levasse ao despedimento colectivo, mas há que responsabilizar estas situações. Não se pode passar a mão pelo pêlo e esperar pelo melhor na semana seguinte. Eu pelo menos não penso assim, não sou apologista do 8 e do 80. Nem são bestiais nem bestas, mas o mínimo exigível é 100% de esforço, devoção e dedicação, enfim, o lema do clube, catano! Num País em crise e que vive o futebol como oxigénio para sobreviver, é um insulto e uma falta de respeito apresentar-se em campo com total displicência.

E vamos aos nomes que a culpa não morre solteira. Não comigo! Paulo Bento não pode “emprenhar pelas orelhas”! Não se pode viver de um modelo de jogo, incapaz de conhecer as potencialidades dos seus jogadores e adaptá-las a diversos modelos, consoante as situações de cada encontro. Isso do losango é lindo mas quando corre bem, o que tem sido raro. Não se pode ser treinador de um clube de topo e repetir o mesmo erro vezes sem conta! Já todos sabemos que a matéria prima é de qualidade mediana, destacando-se pouco mais de que uma dúzia. Mas é suficiente para se apresentar melhor futebol e, sobretudo, uma ideia que um adepto veja que resulta de algo criado no treino semanal! Isto do pontapé para a frente e muita correria sem sentido é indesejável e triste. Já me deliciei a ver alguns jogos esta época mas tenho de reconhecer que a maioria me deixou apático e desolado. E eu até tenho um elevado grau de tolerância, acredito que muitos sportinguistas estejam mais aborrecidos do que eu! Como tal mister, mais trabalho e menos tranquilidade se faz favor! Tranquilos em excessos já andam esses marmanjos, está na altura de apertar com eles!

Quanto aos jogadores, a minha antipatia por Abel e Ronny é por demais conhecida. Não os suporto. Ponto. No entanto o Abel sempre compensa quando sobe no terreno, arrancando cruzamentos de nível. Já Ronny é um zero absoluto. Duvido que tivesse lugar noutra equipa da Liga. Não sabe defender, nem atacar, é o escolhido para bater cantos e livres e, no entanto, o Sporting não cria qualquer perigo nesses lances. Culpa dele e de Paulo Bento que insiste nesse projecto de jogador que me tira do sério. A colocação de Miguel Veloso a central foi uma jogada bem pensada mas mal executada. Compreendo que Paulo Bento tenha desconfiado de Gladstone (que esteve péssimo frente ao Fátima no Restelo), no entanto ao deslocar Veloso do meio campo, fragilizou esse sector, por sinal vital para a manobra atacante da equipa. Não há no plantel jogador com melhor visão de jogo e colocação de bola que o Miguel Veloso (talvez Romagnoli mas mais em curta/média distância), capaz de criar desequilibrios num passe para as costas dos laterais adversários. Foi um erro colocá-lo a central e insistir até tão tarde no jogo nessa opção. A verdade é que o Sporting, nos 20 minutos que teve Veloso solto, criou ocasiões suficientes para ganhar o desafio, por sinal as únicas em todo o jogo! A demora de Paulo Bento pode ter custado esses dois pontos…

Falta ainda mencionar um miudo de quem gosto particularmente mas que me anda a provocar uma comichão tremenda: Yannick Djaló! Onde anda o puto da época passada, que começou por espantar a trupe lampiã no Guadiana e se revelou em grande estilo, acabando a temporada com 5 golos no campeonato? Confesso que esperava mais, mas o que não esperava era isto: uma nulidade desde Agosto! Crise de confiança? Eu aconselhava-o, até para ganhar a confiança dos adeptos, um corte de cabelo. Aquelas tranças não o impedem de jogar e marcar, mas dão uma imagem aos adeptos de um jogador que se preocupa mais com a aparência do que em dedicar-se aos treinos. Em vez de tantas horas a trabalhar nas trancinhas podia ficar mais meia hora nos treinos a aprimorar o remate! Aí sim, se a crise de confiança se mantivesse poderia ter garantido todo o apoio e conforto dos adeptos. Deste modo não, chegou a hora de dar o lugar a Purovic, jogador que me deixa desconfiado pela falta de talento até ao momento demonstrado, mas que merece mais que uns minutos por jogo.


Champions League: Jogo 3 - AS Roma 2 Sporting 1

À semelhança do acontecido na época passada, quando o Sporting se deslocou aos terrenos de Bayern Munique, Spartak Moscovo e Inter de Milão, a equipa leonina voltou a exibir-se em bom nível, não deixando o adversário controlar o jogo a seu bel-prazer, revelando autoridade e maturidade e discutindo o encontro até ao seu final!

Se é verdade que para a história fica o resultado final, a vitória da equipa romana, a mesma não deixa de ficar ligada a dois erros crassos leoninos, Tiago no primeiro e Abel no segundo, não reconhecendo mérito ao colectivo italiano na obtenção desses golos. E ainda sobra o penalti oferecido pelo árbitro ao conjunto italiano, como que demonstrando a “necessidade uefeira” do triundo romano. É evidente que o Sporting tem responsabilidades próprias, afinal Tiago saiu pessimamente no golo de Mancini e Abel foi displicente no golo de Vucinic, quiçá Paulo Bento teve receio de arriscar um pouco mais quando o resultado se encontrava no 1-1, e quando os italianos demonstravam já grande ansiedade. Porventura teve o Sporting o pássaro da vitória na mão e optou por segurar o passarinho do empate, acabando sem nenhum deles no bolso! A ambição pode ser prejudicial no crescimento sustentado de uma equipa mas a falta dela arruina por completo qualquer tentativa de engrandecimento. É preciso saber correr riscos, sobretudo quando se tem pouco a perder e muito a ganhar! O Sporting deixou uma imagem no Olimpico de Roma de uma equipa que poderia ter ganho o jogo mas que teve medo de o perder. Espero ver corrigida esta atitude no jogo em Alvalade, nunca esquecendo porém a forte formação que a AS Roma possui, já que não estamos a falar de uma equipa qualquer mas uma das mais fortes da prova! O que só vem demonstrar o quão perto estiveram os jogadores leoninos de alcançar um tremendo feito. Esperemos pela 4ª jornada da prova.


quinta-feira, outubro 25, 2007

Taça da Liga: Sporting 1 Fátima 2


Aquando da paragem das provas nacionais devido aos compromissos das selecções nacionais o Sporting, assim como todos os restantes clubes ainda envolvidos na Taça Carslberg, ficou com praticamente 3 semanas livres para encarar os futuros compromissos desportivos, sendo que a viagem a Roma era, obviamente, tida em grande consideração, mas a dupla jornada frente ao Fátima teria de ser encarada com pragmatismo e sem descurar nunca a hipótese da passagem à fase final da prova, a tal Taça Carslberg ou da Liga. Com mais de 20 dias para preparar o jogo frente à equipa da Liga Vitalis, e sabendo que os leões apresentariam uma equipa com diversos jogadores menos utilizados, não se pode falar em equipa pouco entrosada entre si. E pelos mais variados motivos. Em primeiro lugar porque treinam juntos, duas vezes por dia, há mais de 3 meses! Não são um grupo que se reuniu à pressa para um qualquer jogo de cariz humanitário! Em segundo lugar porque esses mesmos jogadores pouco utilizados até ao momento tinham a obrigação de mostrar aos adeptos e treinador que desejam e merecem participar de forma mais interventiva no onze titular, dando um exemplo de profissionalismo e não de de sanguessugas mercenários. Já não espero muito mais de Farnerud mas de Paredes esperava muito, mas muito mais! E a verdade é que estes sujeitos são puros mercenários, agarrados aos euros que o clube lhes paga ao fim do mês, sem nunca justificarem sequer utilidade como mecos para treino de livres! São dois sacanas que deveriam há muito ter sido corridos do meu clube e espero que o mesmo suceda já em Janeiro próximo.

Não quero com isto retirar mérito aos jogadores do Fátima que encararam o desafio com grande entrega e desejo de se mostrarem para alcançarem um melhor futuro na carreira. O que não implica que sejam melhores profissionais, só que, enquanto uns já dormem à sombra da bananeira, outros ainda procuram a bananeira! Sim, não tenho dúvidas que um Farnerud e um Paredes em inicio de carreira a jogar num Fátima qualquer teriam feito uma jogatana. E um qualquer Falardo com os bolsos cheios nunca teria marcado aquele golo. Infelizmente é assim o mundo do futebol, e aqueles que não são comodistas e lutam para serem reconhecidos como melhores que os restantes acabam por se destacar, já que qualidade muitos têm-na, vontade de trabalhar no duro e alcançar o topo, bem, isso são muitos poucos. Talvez se os contratos fossem assinados por objectivos e os 50 mil, 75 mil ou 100 mil euros não caíssem logo na conta, talvez se Paredes, pelo que tem feito nestes 15 meses de leão ao peito, recebesse somente uns 10% do que tem recebido, talvez, quem sabe, talvez o Sporting tivesse derrotado o Fátima por 6-0 com bis de Carlos Paredes. Mas para que um clube siga esse rumo é necessário que todos o sigam igualmente. Qual é o jogador que quer receber por objectivos cumpridos se o clube do lado lhe oferece dinheiro só para aparecer para treinar?

Aguardo com expectiva o encontro da segunda mão em Fátima para ver se existe ainda um pingo de vergonha na cara de alguns desses novos-ricos. Mesmo com a desvantagem o Sporting tem a obrigação e o dever de se apurar. Por muito bem que o Fátima possa jogar. Não há desculpas.




terça-feira, outubro 23, 2007

LIga BWIN Jornada 7: Sporting 3 V. Guimarães 0

A recepção ao Vitória de Guimarães ficou marcada pela vitória mais expressiva do Sporting neste campeonato, resultado esse que é tremendamente enganador, não pela justiça do vencedor mas pela margem extremamente dilatada alcançada pelos verde-brancos.


O jogo começou com o Guimarães a todo o gás, efectuando remates e conquistando cantos em série nos primeiros 10 minutos. O Sporting, como infelizmente tem sido hábito nesta temporada, entrou amorfo e ver o que dava o jogo e em função do ritmo do adversário. O que aqui me causa espanto e desilusão é ver que, meses antes, com praticamente a mesma equipa (faltam Ricardo, Tello e Nani!), a atitude era diametralmente oposto, com entradas de leão, cheias de garra e com vontade de acabar os jogos aos 15 minutos! No máximo até ao intervalo! Agora não, é vê-los a arrastarem-se em campo até ao intervalo e depois, correndo contra o relógio e contra o resultado, desatam a atacar e a jogar futebol, como que impulsionados pela adrenalina da perda de pontos iminente. Tal brincadeira já custou 2 pontos frente ao Vitória de Setúbal, bem como exibições murchas no Dragão e na Luz. Se o treinador é o mesmo, como permite ele tamanha mudança de atitude? Porque razão se deseja correr atrás dos líderes durante a segunda metade da prova? Para tê-la na mão a 45 minutos da mesma terminar… e não depender apenas de si para a conquistar? Foi frustante a forma como o titulo escapou ao Sporting na epoca passada, mas o mesmo fugiu por falta de atitude em jogos como na recepção ao Aves e na deslocação a Aveiro, equipas miseraveis e que acabaram, justamente, por descer de divisão! Por muito mérito que se tenha em determinado periodo da epoca, e sendo certo que as contas fazem-se apenas no fim e que a beleza do futebol reside precisamente no facto de se perderem pontos onde menos se espera… não é compreensível e muito menos admissível esta atitude sobranceira e de total falta de respeito pelos adversários que o Sporting implantou esta epoca. Há que mudar mentalidades e atitudes, se o desejo dos que comandam o clube é festejar a conquista da prova. Porque se é verdade que a massa adepta leonina é conhecida pela sua lealdade, calma aparente e sobretudo paciência, não há necessidade de pisar-se o risco e testar os seus limites. E o mesmo aplica-se a Paulo Bento, que tem de procurar outras alternativas tácticas que não o famoso losango, sobretudo porque é um desperdício ver Moutinho nos flancos e porque é evidente que mais vale um meio campo recheado de 5 unidades do que ver Liedson com um parceiro inoperante e catastrófico!

Quanto ao jogo, venceu quem marcou e o Sporting fê-lo por três vezes! O mau estado do relvado prejudicou as duas equipas, muito embora desta feita tenha sido o Sporting a beneficiar de um golo por má colocação de Nilson no remate de Izmailov para o segundo golo do jogo. Fica ainda na retina o lance que originou o primeiro golo do jogo. Vukcevic faz falta? O lance não é assim tão redutor como o querem reduzir. Vukcevic, na luta pela posse de bola com Luciano, é empurrado por este e acaba por se estatelar em cima de Flávio Meireles que entretanto se envolveu no lance. O árbitro, ao bom estilo inglês, e até porque o lance se desenvolveu a meio campo, sem perigo para nenhuma das balizas (e como houve faltas de parte a parte), deixou prossegui-lo sem interferência. A diferença foi que Vukcevic se levantou depressa e acabou por estar envolvido na magnífica assistência para o brilhante momento de Izmailov, enquanto Meireles, como bom português, preferiu ficar prostado no relvado a reclamar! Isto tudo a meio campo! Falar em influência arbitral é atirar areia para cima dos olhos dos sportinguistas, como que querendo dar a entender que o clube de Alvalade também é beneficiado e tem é de estar calado quando é prejudicado! Mentira! O Sporting e seus adeptos têm todo o direito à indignação pelas arbitragens do Dragão e da Luz, que custaram um mínimo de 3 pontos, em beneficio dos outros dois candidatos ao titulo! E isto tem de ser ressalvado e não silenciado por dá cá aquela palha! Falta no golo do Sporting? Não, falta mútua, primeiramente cometida pelo vimaranense. E não é lance de contra ataque, não é por se assinalar mal um canto que se vai dizer que é por isso que é golo! O lance seguiu como qualquer outro lance e por felicidade leonina acabou em golo, somente porque foi brilhante! E, para mais, não foi o único golo leonino! Por isso que se calem os adeptos dourados e os encornados, perdão, encarnados.


terça-feira, outubro 16, 2007

Champions League - Jornada 2: Dinamo Kiev 1 Sporting 2


Jornada europeia histórica para o Sporting em Kiev. A primeira vitória leonina fora de portas na Champions League foi conseguida com grande entrega e sacríficio, evidenciando uma maturidade e experiência para lidar com um ambiente hostil e adverso que realmente me surpreendeu. Não que tenha realizado uma exibição memorável – longe disso – mas quantas vezes não vimos já Real Madrid, AC Milan, Juventus, Manchester United, entre outros, ganharem jogos onde efectuaram exibições qualitativas abaixo do seu normal? Aliás, não foi dessa forma que o Manchester saiu de Alvalade na primeira jornada? Foi superior ao Sporting? Não, “apenas” marcou um golo e não sofreu nenhum! Em Kiev passou-se algo semelhante, mas desta vez superiorizou-se a equipa leonina, revelando a tal maturidade competitiva. Por norma, e o passado fala por si, o Sporting revela fragilidades, sobretudo a nível psicológico, gritantes! Fora de Alvalade o clube de Alvalade, mesmo apresentando atitude, revela consistente falta de personalidade e maturidade, como que temendo os seus adversários. Em Kiev pode ter sido dado o pontapé nessa malfadada tradição, revelando um Sporting que se quer e deseja mais europeu. A ida à final da Taça Uefa há duas épocas não pode ter sido por obra do acaso mas sim o ponto de partida para uma verdadeira afirmação entre os melhores clubes europeus. E matéria-prima, como se tem visto na última década – Sabrosa, Viana, Quaresma, Ronaldo, Nani, Veloso, Moutinho – não falta por aqueles lados.

Do jogo sobra ainda o primeiro golo oficial de Anderson Polga com o jersey leonino ao peito. E se é verdade que a primordial função de um central é defender, e nesse aspecto Polga é somente o melhor em Portugal e justificadamente um elemento que deveria fazer parte dos eleitos de Dunga para os jogos da selecção brasileira, é sempre um desejo de qualquer jogador (guarda-redes incluídos) marcar um golo. Está quebrada essa maldição, espero que Polga mantenha a excelência a defender e que faça um golito com um pouco mais de regularidade.

Segue-se a dupla jornada com a AS Roma, somente uma das três melhores equipas da Seria A italiana. Com o Manchester United já em velocidade de cruzeiro rumo à fase seguinte da Champions League, é bem provável que estes dois confrontos italo-portugueses revelem o segundo apurado para essa fase final. Não é expectável que a equipa transalpina ceda essa chance, mas vai ter de contar com um Sporting motivado e em força, sobretudo em Alvalade, onde contará com um novo relvado que fez muita falta. Um erro inadmissível de Soares Franco e seus pares, que não pesaram devidamente as consequências que tal acto poderia provocar, sobretudo porque a esmagadora maioria das equipas que visitam Alvalade fazem-no com o pensamento no empate e na perda de tempo e na destruição do futebol atacante da equipa da casa.


PS:

Como é evidente nas duas imagens acima, não há qualquer falta de Tonel sobre o guarda redes ucraniano, no lance do primeiro golo leonino. Mas, talvez por pura estupidez, não faltaram portistas e benfiquistas a questionarem o lance, talvez porque desejam acusar o Sporting de favorecimentos e deste modo branquear os lances que os favoreceram nos confrontos com o Sporting e que levou a perda de, pelo menos, 3 pontos para o conjunto leonino. O desporto-rei bem pode ser aquele que mais adeptos possui em Portugal mas não restam duvidas que a esmagadora maioria não percebe patavina do mesmo. Enfim, resta-me o consolo de me rir com tanta ignorância...


quarta-feira, outubro 10, 2007

LIga BWIN Jornada 6: Benfica 0 Sporting 0


O único derby de cariz nacional decorreu sob a arbitragem daquele que considero o único árbitro português acima de qualquer suspeição, Pedro Henriques, e ficou marcado pela péssima arbitragem. Mas, ao contrário do que é habitual, engoli esses erros como sendo provocados pela natureza humana, logo falível, e não de origem criminosa, corrupta e subornável. Mas a verdade é esta, à conta do erro de Pedro Proença no atraso não deliberado e dos erros de Pedro Henriques o Sporting lamenta a perda de 3 pontos que reduziriam a distância para o líder para 2 pontos! (o Porto somaria menos 2 pontos da vitória frente aos leões e o Sporting somaria mais 3 pontos, oriundos de um empate no Dragão e vitória na Luz). Contas fáceis de se fazer e que me provocam naúseas quando ouço velhacos queixarem-se do penalti que ficou por marcar a favor do Setubal na visita a Alvalade. Como se esse penalti compensasse estes erros e como se o Setubal com esse penalti passasse a vencer por 2-0! Pura mentira! Era o primeiro golo do jogo e provavelmente seria o despertar leonino, como se verificou aquando do golo de Matheus já a finalizar a primeira parte. Sejamos sérios e façamos de conta, ao menos, que percebemos o jogo!

Regressando ao derby da Luz. Teve bons momentos de futebol, poderia ter tido vários golos, e contou com emotividade suficiente para prender a atenção de todos até ao seu final. E, até à falta de Katsouranis sobre Romagnoli que daria origem a penalti favorecendo o Sporting (incluindo cartão amarelo ao grego que viu somente um em todo o jogo e só em penalties teria visto outros dois… ele há coisas do caneco…), o Sporting já tinha equilibrado o encontro após inicio pressionante do Benfica. Começou nesse momento a noite negra do major do apito, não errando somente na não marcação de penalties como na não exibição, em variadíssimas ocasiões, de cartões amarelos a jogadores encarnados que se excediam nas entradas faltosas, abusando da boa vontade do arbitro nesse capitulo. Infelizmente, como é habitual, quando decidiu exibir o cartão amarelo quebrou a sua vontade e não fez vista grossa à primeira falta leonina merecedora de cartão! Critérios…

Até ao intervalo, após esse lance de penalidade, o Sporting tomou conta do jogo e, tivesse Djaló inspirado, e o golo teria surgido naturalmente, muito embora o comentador da SportTv, que tinha visto um inicio avassalador do Benfica, falava agora em jogo equilibrado. Ser “ceguinho” não devia dar direito a entupir os ouvidos de pessoas sérias com disparates mas é o que há, na TVI ainda conseguem ser pior, se calhar deveria dar graças…

A segunda parte começou cautelosa mas depressa as equipas decidiram apostar na conquista dos 3 pontos, afinal de contas o único resultado que realmente interessava. E, quando o jogo perdeu o contacto com o meio campo e decorria alternadamente nas duas áreas, eis que surge o caso do jogo. E, tal como o deliberadamente do Dragão, mais um caso bicudo e em prejuizo leonino. Temos a fama de nos queixarmos mas a verdade é que mesmo assim continuam a prejudicar-nos!

É mão na bola de Katsouranis? Obviamente! E pelos mais variadíssimos motivos. Em primeiro lugar a bola não foi chutada à queima roupa. Por incrivel que pareça, a bola veio de um lançamente lateral! Deste modo o grego tinha todo o tempo do mundo para evitar o contacto. Em segundo lugar o grego poderia ter razão se estivesse estático a olhar para a lua! Mas não esteve parado, bem pelo contrário, movimenta-se e de repente pára e permite que a bola pare o seu movimento a caminho da àrea. E aqui é que entra a intenção do inocente do grego. É evidente que, ao não tocar na bola, Romagnoli ilude Katsouranis. E, com essa simulação (propositada ou não foi excelente!), desposiciona o jogador benfiquista que, de repente, se apercebe da correria de Miguel Veloso, a aparecer nas suas costas e que se isolaria à entrada da àrea. Com toda a sua ratice e experiência, o grego move-se na diagonal e posiciona-se, a tempo, de evitar que a bola passe! Só que o fiscal de linha, que estava excelentemente colocado, vê a marosca. Ilibo Pedro Henriques de não ter visto porque estava encoberto pelo corpo do grego, mas não posso ilibá-lo por não ter aceite a indicação do seu auxiliar! Algo nunca visto! Todas as campanhas posteriores para minimizar esta situação só demonstram o clubismo doentio de quem tem o dever e obrigação de passar por cima das suas paixões e ser isento. É penalti e é evidente! E custou ao Sporting 2 pontos, já que o grego era igualmente expulso! E vir falar em penalties sobre cebolas ou pretos anões é tão ridiculo que não merece qualquer comentário. O lance de João Moutinho é forçado e ainda fora da area como a imagem documenta e, muito embora ninguém tenha visto nada no lance em que Ronny falha o remate na bola e onde o cebolão uruguaio desliza pelo corpo do brasileiro, parece que a contra informação forçou tal lance para que surja um 2-2 em penalties por assinalar! Que falta de vergonha, que falta de vergonha! A vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados mas como os lances de penalti são para assinalar assim como as respectivas sansões disciplinares, não restam dúvidas que dificilmente se pode ignorar o roubo da Luz. Voam mais 2 pontos e não tarda começa a surgir a imagem de um campeonato decidido por equivocos anti-Sporting, a igualar o feito da mão de Ronny da epoca passada. Assim também era tri campeão de F1, mesmo correndo de triciclo! Ganhem vergonha!


quarta-feira, outubro 03, 2007

Taça da Liga: V.Guimarães 0 Sporting 0 (6-7 GP)

LIga BWIN Jornada 5: Sporting 2 V.Setubal 2

Na epoca passada o jogo contra o Aves em Alvalade, que colocou o Sporting a 9 pontos do Porto a 15 dias de ir ao Dragao ja tinha sido sintomatico. Esta atitude dos jogadores leoninos é algo que, e custa-me a dizê-lo, nunca vi nos jogadores portistas. Nao em sua casa. nao perante os seus adeptos. Nao perante quem bota 150 euros pra ver todos os jogos no seu estadio e assiste a uma sessao de criancice, imaturidade e falta de respeito por quem lhe sustenta todos os table dances ou enrabadelas no Parque Eduardo VII, consoante os gostos. E desta vez, mesmo passando ja dois dias, nao estou pelos ajustes. Começando nos pretos e acabando na dupla de gigantones de 2 metros do mercado servio que ja me andam a provocar umas nervites nas costas que me deixam empanado no fim dos jogos. Nao faço nem nunca fiz parte de claques pro isto ou pro aquilo. E isto para nao se espantarem por criticar Paulo Bento. Ja o elogiei e agora so posso criticar. Mas como pode ele insistir em 2 laterais, Ronny e Abel, que fazem parte dos piores da historia centenaria do clube? Bem sei que nao ha dinheiro, mas ha Joao Gonçalves e Tiago Pinto. Sim, se nao ha dinheiro entao evite-se comprar merda e use-se os putos. Porque nao se formam so extremos no Sporting! Duvido que o Abel jogasse noutra equipa da primeira liga e Ronny, aquela cara de bolacha maria, dava-lhe com um remo sempre que cruzasse bolas para a àrea desde a linha do meio campo! Mas que vem a ser isto hein? Mas essa palhaçada é para ser vista quantas vezes mais? Paulo Bento que nos ultimos tempos mais parece um frade franciscano, vê isso uma vez, duas, três, toda a primeira parte e nada diz! Nem um berro! Carago, mas a tactica é essa? Porque nao corre o cabrao do preto até à linha final, ou pelo menos até a uns 10 metros dela? Se nao consegue correr que o ponham na secçao de atletismo leonino, que ate é bem boa por sinal, e obriguem-no a correr! Mas o futebol dele é chutao? É para isso que vem mais um brasileiro para Portugal? Ja so falta naturaliza-lo porque é defesa esquerdo! Tem la paciencia oh mister, desamerda-te mas arranja 2 laterais dignos, ou entao arma-te em Adriaanse e passa para 3-4-3 ou 3-3-4. Tudo menos insistir naquelas duas abeculas. Mas nao fico por aqui, bem longe disso. Porquê insistir com Moutinho fora do seu sitio? O homem nao sabe jogar mal mas assim nao dá! Moutinho tem talento a jogar a numero 8 ou descaído para o lado direito. insistir nele como tapa buracos à esquerda ou como numero 10 ou a trinco é estupido. É ESTUPIDO. REPITO: É ESTUPIDO! E já era estupido quando insistias no inicio de epoca Paulo Bento. Actualmente, depois da porca e miseravel exibiçao de domingo, é tempo de meditares e acabares com as bricadeiras. Vukcevic ainda tem muito para mostrar e dar á equipa. Mas é ja evidente que o que dá... é o suficiente para ser titular os 90 minutos. Podes nao gostar da tromba dele, que nao é lá muito bonita, mas daí a tirá-lo de campo quando é a unidade que está nitidamente a desequilibrar é, como disse no paragrafo anterior, ESTUPIDO!Purovic e Stoijkovic. A dupla de servios, ou montenegrinos, ou o caralho. Quero la saber o que eles sao ou deixam de ser. Quero é que comecem a justificar porque jogam eles e nao Rui Patricio e Carlos Saleiro, por exemplo. Porque para ver as bostas que os dois servios fazem, mais vale ver e testar o potencial de produtos made in Alvalade. Stoijkovic queixa-se da relva. Pois é, ate podia ter pegado, pena em Portugal existir aquilo que nao deve existir ainda na Servia: REPETIÇOES! Besta! Urso! Palerma! Frangueiro! O lance do Dragao ainda está aqui encravado porque poderia ter sido evitado, mas tens a desculpa da ladroagem tripeira. Mas esgotaram-se as desculpas! Agora querias culpar a relva? Vê lá se atinas que na proxima bestialidade que cometas e nao assumires as culpas passarás a ser muito mal visto em Alvalade. Para frangeiro orfao ja nos bastou aturar o cana rachada...E que dizer de Purovic, para alem da constante cara de parvo que assumiu durante o jogo? Mas estava ganzado o tipo? Admite-se que se coloque constantemente atrás dos defesas e nao ataque a bola quando esta inicia a sua trajectoria sobre a area? Na unica vez que se mexeu... marcou! E teve mais meia duzia de lances que poderia ter feito algo semelhante! Nao se admite tanta falta de vontade para quem recebe bem e a tempo. E ainda consegue falhar o golo da vitoria no ultimo minuto isolado! Muito fraco, mais uma decepçao. E, por sinal, sao 3 estrangeiros que critico! Se nao ha dinheiro para os comprar com qualidade, entao nao se compre. Nao gostei da atitude dos adeptos, conformados e sem reacçao. E eram trinta mil! Se lá estivesse a minha vontade era perder o amor aos sapatos e atira-los pra dentro do campo. So ver um deles amolecer o melao do Ronny ja valeria bem a pena! Zero de atitude, zero de respeito pelo adversario, zero de respeito pelo publico. Uma nulidade que mereceria ter sido castigada com uma derrota de 2 ou 3 a zero.


Soccerlinks - the soccer website directory