Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sexta-feira, março 31, 2006

Noticia de ultima Hora: Pinto da Costa Preso!


As imagens comprovam a detenção, no âmbito do Processo Apito Dourado, do presidente do FCP, Pinto da Costa. Apesar da esmagadora maioria da população continuar incredula, uma vez que é sabido que os peixões, em Portugal, nunca sao apanhados no anzol, a verdade é que o governo de José Socrates nao pára de surpreender! Se as medidas anti burocracia foram uma lufada de ar fresco... que dizer agora desta soberba acção de justiça?

Entretanto a PJ, a pedido dos jornalistas que se encontram à porta das instalações prisionais, acaba de fornecer a imagem mais desejada:


Naturalmente que os amigos mais próximos de Pinto da Costa não deixam de comparecer nesta hora problemática, embora se encontrem todos em black out para a comunicação social, em homenagem ao seu mestre. Mas aqui ficam as imagens dos presentes à porta da PJ do Porto:



Presidente do clube do bairro das Antas desde 1981, Pinto da Costa, como se pode ver na foto abaixo, soube progredir na vida, enchendo os bolsos de dinheiro proveniente das imensas boites e casas de prostituição que possui, a meias, com o seu socio Reinaldo. Não satisfeito com a sua "realização pessoal", e percebendo o quão fraca era a carne dos homens do apito, juntou o útil (promover as suas pombinhas) ao agradável (ver o seu fêcêpê ganhar). E assim reinou durante estes ultimos 25 anos, até ontem!


PS:

Mas a tristeza de uns é a alegria de outros. Já se fala, nos bastidores do futebol português, que o Custoias estará na Superliga Portuguesa dentro de 4 anos. Faltava o homem certo para liderar um clube de gatunos...

Prognósticos para a Jornada 29 da Liga

quinta-feira, março 30, 2006

Ronaldinho no seu melhor!

quarta-feira, março 29, 2006

Insolito

O futebol português é conhecido por essa Europa fora como um autêntico pantanal, governado por gente incompetente e muito pouco seria. Por algum motivo as equipas portuguesas, quando jogam nas competições europeias, incluindo selecção, são usualmente penalizadas nas arbitragens, sem que as vozes indignadas dos portugueses sejam escutadas por quem manda! Não nos damos ao respeito e depois nao nos respeitam! Acabamos por ter o que merecemos.

Mas este post é apenas para reconhecer que nao somos unicos. Corrupção e malandragem abunda também por esse planeta fora, em especial num outro País que fala também a lingua de Camões: o Brasil, pois então! Aqui fica a história, uma entre muitas, que espelha bem a natureza humana. Pelo menos alguma.

Brasil: massagista entrou em campo e evitou um golo, mas a equipa desceu


Prestes a sofrer o segundo golo, o Bom Jesus viu o seu massagista fazer de «segundo» guarda-redes, ao entrar em campo para evitar que a bola entrasse. Aconteceu na localidade de Matriz do Camaragibe, Estado de Alagoas, no jogo entre as equipas do Bom Jesus e do ASA, a contar para o campeonato alagoano. A equipa da casa precisava de uma vitória para evitar a descida à 2ª divisão. Em caso de empate ficava dependente do resultado de outros jogos.


No entanto as coisas não correram da melhor forma e o Bom Jesus já perdia por 0-1 quando o insólito aconteceu. O ASA preparava-se para marcar o segundo golo, o médio Lamar já tinha mesmo ultrapassado o guarda-redes e encostado a bola para a baliza quando entrou em campo o massagista do Bom Jesus, evitando o segundo golo.

O Bom Jesus aproveitou a ajuda e ainda empatou a equipa. Mas a intervenção do massagista acabou por ser insuficiente. O empate não bastou ao Bom Jesus e a equipa acabou mesmo por descer de divisão.

Mas o mais insólito estava ainda para vir. Após o final do jogo, os dirigentes do Bom Jesus prenderam os jogadores no ASA no balneário. Ao que parece, havia um acordo para que a equipa visitante facilitasse e contribuísse para a manutenção do Bom Jesus. Mas consta que os jogadores do ASA terão também recebido de uma outra equipa envolvida na luta pela manutenção. O que é certo é que o acordo falhou e os dirigentes do Bom Jesus decidiram pedir o reembolso. Foi preciso a intervenção da Policia Militar.

Mas consta que os jogadores do ASA terão também recebido de uma outra equipa envolvida na luta pela manutenção. O que é certo é que o acordo falhou e os dirigentes do Bom Jesus decidiram pedir o reembolso. Foi preciso a intervenção da Policia Militar.

Destaques da Jornada 28 da Liga



Equipa da Jornada: V. Setubal

Decepção da Jornada: Nacional

Treinador da Jornada: Ulisses Morais (Maritimo)

Jogador da Jornada: Silvestre Varela (V. Setubal, por emprestimo do Sporting)

Golo da Jornada: João Alves (Sporting)

Onze da Jornada: Marcos (Maritimo), Abel (Sporting), Pepe (Porto), Cleber (V.Guimarães), Tello (Sporting), Sandro (V.Setubal), João Alves (Sporting), Nani (Sporting), Marcinho (Maritimo), Sougou (V.Setubal), Silvestre Varela (V.Setubal)


Liga BetandWin - 28ª Jornada


A conclusão da 28ª jornada da Liga Portuguesa deu-nos a conhecer o primeiro dos quatro concorrentes que descerão de divisão. Se duvidas houvessem, o Penafiel fez questão de demonstrar o porquê da necessidade de diminuir o quadro competitivo do primeiro escalão do futebol português. Uma equipa condenada à descida ao fim de 3 meses de prova, sem qualquer ponta de brio profissional, sem talento nem vontade de honrar as camisolas do clube que lhes paga o ordenado. Uma completa tristeza, perante um Sporting apático, que se esforçou o mínimo possível para garantir uma vitoria que, mesmo assim, foi a mais fácil que alguma vez vi o meu Sporting obter. Nunca pensei abandonar a transmissão de um jogo do meu clube, mas ontem fui incapaz de aguentar 90 minutos de um jogo treino. Que mais é necessário acontecer para que os dirigentes percebam que em Portugal o futebol é movido por três equipas, com somente mais meia dúzia com capacidade de mobilizar adeptos? Que venha depressa o campeonato de 10 equipas, a 4 voltas. Mesmo correndo o risco de assistir a 2 jogos, Porto vs Sporting, de arbitragens escandalosas com a última, prefiro-o a assistir a jogos como o de domingo passado frente aos amadores de Penafiel.

Quanto ao Sporting estamos conversados. Louvo apenas Paulo Bento, que anda agora a ser alvo de criticas por parte de alguns puritanos que ficaram muito ofendidos por ele ter posto a boca no trombone quanto às péssimas arbitragens, passadas e futuras, que andam a perseguir o Sporting. Faz muito bem o Bento, que de parvo nada tem, e que é um campeão! Fez uma carreira sem padrinhos como empresários [esta é pra ti oh Secretario(zeco)], fez-se campeão nacional de juniores como treinador e agora prepara-se para um feito inédito, conquistando o titulo de seniores de enfiada! E já deram conta de que a equipa foi construída sem fortunas ou jogadores de nome feito? Já deram conta que, por norma, jogam 8 jogadores portugueses a titular, sendo a maior parte desses portugueses oriundos da cantera de Alvalade? Já para não falar que muitos outros se sentam no banco e/ou se preparam para serem lançados na próxima época, como o fantástico Fábio Paim! Desta jornada leonina, que teve muito pouco futebol, sai-me apenas esta singela homenagem a um homem que não me para de surpreender, pela sua qualidade enquanto técnico e pela sua coragem enquanto homem. Um grande salva de palmas para o Mister Paulo Bento, um grande leão! Que a sorte te proteja que bem a mereces, agora que a Comissão de Arbitragem se prepara para castigar Tonel e Sa Pinto e quando Polga e Nani somam 4 cartões amarelos. As coincidências não existem meus amigos. A ver vamos quantos destes poderão entrar em campo frente ao Porto. Por isso, e por tudo o mais, quero que os puritanos se lixem! Fala Paulo Bento, e não deixes de ser como és! Aqueles que te consideram bronco vão levar uma grande bofetada de luva branca. És o ídolo de todos os leões, e isso basta.

Em Coimbra o FC Porto ganhou e fez por o merecer. McCarthy continua a subir de forma; Adriano, insisto, é uma anedota mal contada e, para mal dos meus pecados, os renegados Jorginho e Hugo Almeida decidiram jogo. Este Almeida é um caso bicudo, tanto marca grandes golos como falha escandalosamente. Mas é o que temos mais parecido com um ponta de lança em Portugal, a falar português sem sotaque. Mereceria mais oportunidades? Entre Adriano e Almeida não teria duvidas em apostar no português, mas o CoCo é que sabe. O que sei é que ele jogava na Naval, nos juniores, e entre Sporting e Porto, optou pela segunda hipótese. Para bem do futebol português espero que não tenha escolhido mal. Quanto à Académica, uma só questão: onde está a Académica que perdeu 0-3 com o Sporting, há um mês, mas que fez um grande jogo de ataque? Sim, é verdade que levou com três, mas também é verdade que o Sporting teve um grande Liedson e teve a sorte do jogo de seu lado! O que sei é que a Académica de ontem foi uma vergonha, ridícula, e que estava condenada à derrota desde o minuto zero de jogo! Uma lastima Professor Vingada! Mau para si, mau para os academistas e mau para o futebol português. Espero sinceramente que não desçam de divisão, mas depois de levar 5 nas Antas (esta equipa do Porto mais o seu treinador não têm capacidade para marcar 3 golos num jogo, quanto mais 5!!), fazerem-se de prostitutas baratas ontem em Coimbra, é degradante. Pensei que o tempo do Leça, Salgueiros e Tirsense já tinham passado. Voltamos a ter outros Porto B na primeira divisão?

Deixo o melhor pedaço para o fim. O jogo da Luz. Começo pelo caso do jogo. Evidentemente que é penalti de Petit sobre Delibasic! O que me espanta é o silêncio de todos os que andavam indignados com as arbitragens dos jogos da Naval e do Guimarães. Depois dos roubos em Vila do Conde e agora frente ao Braga… de que se queixam os vermelhos afinal? Já para não dizer que nos jogos onde se queixavam tiveram bons benefícios arbitrais, contando as duas expulsões injustas dos seus adversários! Tanto Rio Ave como Braga não tiveram qualquer “recompensa” arbitral! Foi comer e calar! Onde andam o orelhas e o Veiga? Se a pouca vergonha matasse já não haveria onde enfiar muitos milhões de desenvergonhados! Memória curta a deles, depois da maior patifaria que alguma vez presenciei num campeonato nacional, na época passada. E só de pensar que mais logo à noite vem aquele individuo careca fazer-se de vitima para a tv…

Quanto ao jogo em si, tremenda felicidade benfiquista, tanto no timing do golo, como na forma como foi obtido. Naturalmente que aquele remate nunca deixaria de ser defendido por Paulo Santos se não existisse um desvio na perna do defesa bracarense. A correr atrás do prejuízo, e com um onda de lesões que não tem dado descanso a Jesualdo Ferreira, e perante um Benfica espectante, já a praticar o estilo de jogo que apresentará frente ao Barcelona (todos atrás da linha do meio campo e muita correria atrás do adversário), o Braga não conseguiu alcançar o empate, dizendo adeus à sonhada participação na Liga dos Campeões. Que, de resto, só em sonhos será alcançada pelo terceiro classificado. Não terão os portugueses memoria? Que eu me recorde, Sporting, Porto, Benfica e Boavista perdem constantemente na terceira pré eliminatória! Seja frente a Inter de Milão, Anderlecht, Auxerre ou Udinese! Que eu me recorde apenas o Beitar de Jerusalém permitiu, tanto a Sporting como a Benfica, a entrada na Liga! Por isso que fique bem claro desde já: o terceiro lugar do campeonato dá direito a iniciar-se a época mais cedo, dá direito a um mês de fantasias e sonhos, e dá direito a muita frustação e à entrada na Taça Uefa. Quem avisa…

PS:

Em Barcelos houve marosca da grossa. Enquanto se tenta, a todo o custo, salvar o Guimarães, aproveita-se e põe-se de lado o melhor defesa gilista da visita às Antas, na próxima jornada! O sistema continua no seu esplendor! Como dizem em Alvalade… Apito Dourado Parado, Sporting Roubado! Razão têm os tipos que não querem retornar do Canadá…

sexta-feira, março 24, 2006

Prognósticos para a Jornada 28 da Liga

A Mula, o Porco e o Burro!

Vou contar uma fábula. La Fontaine era contador de fábulas, com fundo moral, eu vou apenas relatar a pouca vergonha que assisti ontem, para não variar com o azul-sistema como protagonista.



A meia-final da Taça de Portugal, disputada ontem nas Antas, não foi um grande espectáculo. Com o temporal que se abateu na cidade era difícil. O único elogio que dedico ao FC Porto diz mesmo respeito ao terreno de jogo, que se aguentou brilhantemente durante 2 horas.

Comecemos então a rábula, perdão, fábula. Temos a Mula da Cooperativa, o Olegário, famoso por ajudar o FCP sempre que é necessário, conseguindo, durante 120 minutos, várias proezas! A primeira, logo na primeira parte, quando Liedson baila à frente de Pepe, metendo-lhe a bola por um lado para a ir buscar pelo outro (vénia pró Liedson), com o matacão do defesa a meter (mais uma vez!) a mão à bola, descaradamente, nas barbas do arbitro e, sobretudo, do seu auxiliar! Depois do Sporting já ter visto serem marcados, contra si, 3 penaltis por mão na bola, voltamos a assistir a mais um lance envolvendo um jogador portista que resulta… em nada! Tomando em linha de conta que Liedson se isolava, era penalti e o vermelho não era mal mostrado! Ora aqui está uma proeza e tanto! Mas Olegário não se fica por aqui. Ainda antes do fim da primeira parte, McCarthy tem a melhor (e única) ocasião de golo do Porto dos primeiros 45 minutos. Valeu a excelente intervenção do GR da Selecção Portuguesa, evitando que o adversário saísse para o intervalo a vencer, não só injustamente, mas através de um lance… em fora de jogo! Ou seja, em apenas 45 minutos, um arbitro e os dois fiscais de linha conseguem estar envolvidos em situações escandalosas! Que digo eu, ao fim de 20 segundos, quando Quaresma atira a bola pela linha lateral e simula uma falta de Miguel Garcia, lance que provocou a irritação da macacada que se sentava naquela bancada (comprem uns óculos!), se viu e bem para que lado o Olegário estava virado!

Mas não pensem que a mula da cooperativa ficou por aqui! Não, era pedir em demasia. Desde a marcação de faltas inexistentes à transformação de pontapés de canto em pontapés de baliza, tudo “erros menores”, Olegário se exibiu com uma tremenda parcialidade. Mas a obra-prima de Olegário é mesmo o lance anedótico da expulsão de Marco Caneira (mais uma vénia!). Quem como eu, tranquilo da vida, assistia aos assobios vindos da bancada, via o Porto a fazer (?) passes atrás de passes errados, uma equipa completamente abatida pela grande inteligência de Nani e brilhante conclusão de Liedson, que poderia esperar dos restantes 10 minutos de prolongamento? Somente o segundo golo, o da confirmação da superioridade. Agora digam-me porque a entrada violenta, de pé em riste do apalermado do Raul Meireles (corta o cabelo como um homem pah!), sobre o Deivid, não vale nenhuma admoestação? Porque permitiu Olegário que Raul Meireles seguisse Deivid, provocando-o? Porque permitiu isso a mula da cooperativa? Agora vem a parte onde não admito que me façam passar por parvo! Podem os portistas argumentar o que bem entenderem, que tiveram ocasiões de golo, mais remates, etc etc etc! Mas não me falem do lance do Caneira como sendo correctamente avaliado! Marco Caneira aproxima-se dos dois jogadores e apenas os tenta afastar, sem que Raul Meireles reaja a nenhuma atitude do defesa leonino. Até porque não podia reagir, não havia nada para reagir! Marco Caneira foi fazer o papel que Olegário deveria ter feito! Separar os jogadores e acabar ali com um conflito. Vindo sabe-se lá de onde, aparece a segunda personagem da minha fábula, o porco! O porco argentino. Que provocou Caneira e que o tentou agredir! Ao contrário de Caneira, que foi tentar acabar com o conflito, o porco foi instiga-lo para dele tirar proveitos! Foi inteligente o porco, sabia com quem contava, afinal o porco e a mula da cooperativa sempre se deram bem! Uma verdadeira tristeza e que mancha por completo o resto da partida. Mesmo assim, com 10 jogadores, e após o empate, foi o Sporting que mais perto esteve do golo. É desta raça que são feitos os campeões! Os meus parabéns a todos os jogadores leoninos e a Paulo Bento. Não tenho duvidas que, mantendo-se neste rumo, serão os vencedores do campeonato. E, tal como na época passada, a justiça da taça far-se-á na final. A Vitoria será do(s) Vitórias.

Para acabar a fábula falta ainda mencionar a ultima personagem, o burro! O burro holandês que, se conseguir ser campeão, será o mais anedótico e ridiculo campeão da história do futebol português! Está na final sem qualquer mérito, tem-lhe valido Quaresma, mais uma vez ontem à noite o melhor (de longe) do porto!

PS1:

Isto não é azia! É a constatação de uma encenação e de uma farsa muito bem montada! Com o golo do Liedson o jogo estava morto e enterrado! O facto de Vitor Baia se adiantar no penalti de Moutinho já nem me espanta nem nada! Alguém sabe se o processo Apito Dourado já foi arquivado? É que tenho a impressão, bem nítida, que sim!

PS2:

Era um admirador de Lucho Gonzalez. Confesso. A partir daquele momento não tenho por ele qualquer tipo de respeito. Um profissional correcto não age daquela maneira. Muito baixo, muito porco. Se queria vencer que o fizesse jogando! E a verdade é que a jogar, no meio campo, foi um anão ao lado de João Moutinho! Não é dessa estirpe que se fazem grandes campeões. Não vais longe Lucho, com atitudes dessas. Em Inglaterra serias imolado no fogo da vergonha. Não tens carácter!

PS3:

Já suspeitava, mas ontem fiquei sem dúvidas. O jogo do título, para mim, é na 29ª jornada, quando o Sporting se deslocar a Guimarães. Aí, perante adeptos que apoiam a sua equipa durante todo o jogo (ao contrário dos do porto que passaram a maior parte caladinhos, notou-se bem a entrada dos adeptos leoninos no estádio!), terá o Sporting a sua prova de fogo. Será um adversário forte e determinado e que, infelizmente para mim, contará, de certeza, com a ajuda do arbitro. Se o Sporting conseguir passar em Guimarães, estará encontrado o campeão nacional. Não tenho a menor duvida disso.

Uma duvida...

Mas houve novo peditório nacional "Deixem jogar o Mantorras"?



Não tenho andado muito a par das noticias, confesso que não dei por nada. Mas parece-me, pela imagem, que desta vez vão deixar o Pedro jogar! Fico na duvida é em que modalidade...

Destaques da Jornada 27 da Liga



Equipa da Jornada: Naval

Decepção da Jornada: Boavista

Treinador da Jornada: Paulo Bento (Sporting)

Jogador da Jornada: Paulo Jorge (Braga)

Golo da Jornada: Zé Pedro (Belenenses)

Onze da Jornada: Paulo Jorge (Gil Vicente), Pedro Silva (Académica), Bruno Mendes (Rio Ave), Paulo Jorge (Braga), Leo (Benfica), Otacilio (V. Guimarães), João Moutinho (Sporting), Carlos Martins (Sporting), Zé Pedro (Belenenses), Semedo (Est. Amadora), Meyong (Belenenses)

sexta-feira, março 17, 2006

Assembleia Geral Sporting



A venda de património do SCP tem sido apregoada pela comunicação social como uma alienação de património essencial à actividade do clube. Perante esta falta de rigor, o comum dos portugueses não tem infelizmente capacidade para perceber o que está em causa. Fica a ideia de que se está a vender "joias" para "salvar os dedos" . Mentira. Também é verdade que Soares Franco tem dramatizado o discurso, porque lhe convém. Nada pior para um gestor do que não ver legitimadas as medidas de gestão que preconiza para suportar a sua estratégia. Compreende-se, portanto, a sua atitude.

As ideias de Soares Franco são simples:

1. ESTRATÉGICA

Adquirir dimensão europeia para conciliar volume de receitas com presença nos grandes palcos. Isso consegue-se com 2 presenças por cada 3 anos na Liga dos Campeões. É um objectivo perfeitamente ao alcance do Sporting caso consiga manter uma equipa competitiva, sem se ver forçado a alienar activos (leia-se jogadores) a cada ano. Acresce que o ritmo de formação de bons jogadores em Alvalade é alucinante.

2. TÁCTICA

Equilibrar as operações, beneficiando do previsível aumento de receitas (Liga dos Campeões), enquanto se reduzem custos com medidas de curto prazo, a saber-se:

* reduzir o serviço da dívida, amortizando parte dela;

* deslocar parte das receitas para investir no futebol, em vez de as entregar à Banca no pagamento de juros;

* colocação em bolsa da parte que resta da SAD (21% se não me engano) que permite que o clube continue maioritário, com 51% do capital social.

EM RESUMO:

Esta é a primeira ocasião que vejo um Presidente leonino com uma orientação estratégica clara e medidas bem definidas para a perseguir. É incrível como os candidatos à Presidência seus opositores levam vários meses de crítica gratuita sem nunca se lhes ter conhecido uma ideia sobre o clube. Pura demagogia e populismo fácil. É por isso que esta Assembleia, com o todo o dramatismo que encerra, é tão importante.

quinta-feira, março 16, 2006

Novo Anuncio da Pepsi


Cliquem na imagem e apreciem.

Prognósticos para a Jornada 27 da Liga


Sorteio Taça Portugal: Meias Finais

.


A final mais desejada foi antecipada para o estádio do Dragão. Na proxima quarta feira encontram-se os dois grandes candidatos a ganhar tudo o que é troféu nacional! Um deles vai ficar a lamber as feridas. É um grande duelo em perspectiva. Mas desta vez Paulo Bento tem Liedson para o desafio no Dragão. Adriaanse, com a sua táctica dos 3 defesas, arrisca-se a perder novo jogo frente a equipas de nível semelhante, isto depois de ter falhado todos os outros esta epoca, exceptuando a recepção ao Inter de Milão.

Uma coisa é certa: vai ser uma grande batalha e alguém sairá vencedor. Eu confio no Sporting. A epoca está a acabar e a equipa continua a subir de forma e de exibições. A partida no Dragão será uma prova de fogo para os jovens leões.

Quartos Final Taça Portugal


Não houve grandes surpresas na Taça, apuraram-se os 3 favoritos e, como é costume, houve um tomba gigantes. Desta vez a fava calhou ao Benfica que, mais uma vez, foi parado! Para grande surpresa da Britney Spears (o trabalhão que me deu recolher aquelas palavras da silicone girl) e do Passarão e, ao contrário do que os seus adeptos supõem, parar o Benfica está a ser tremendamente fácil esta epoca, como se pode ver pelo quadro abaixo.


No total, já por 15 vezes foi parado o clube do bairro da Luz. E ainda faltam 8 jornadas de campeonato e 2 jogos com o Barcelona. A música, dentro de pouco tempo, terá de ter alguma alterações, algo como:

"Quem é o que o Benfica pára, Quem é que o Benfica pára!"

Não é lá muito musical, mas pelo menos sempre é mais verdadeiro...


PS:


Koeman fez a vontade do povão, mas afinal o povão não sabe o que diz. Mantorras finitu est.

quarta-feira, março 15, 2006

Os Melhores Onze Leoninos (1988/2005)

O objectivo deste post é recordar, com saudade e nostalgia, os melhores jogadores que vi jogar com a camisola leonina ao peito. E para tornar o meu desafio mental ainda mais estimulante, aqui ficam três equipas de sonho,

1. O melhor 11 leonino (1988-2005)
2. O melhor 11 leonino (1988-2005: jogadores portugueses)
3. O melhor 11 leonino (1988-2005: jogadores estrangeiros)

1.
Equipa Inicial:
Schmeichel, César Prates, André Cruz, Luisinho, Vujacic, Dusher, Paulo Sousa, Luís Figo, Amunike, Balakov e Jardel
Suplentes: Ivkovic, Stan Valckx, Oceano, Hugo Viana, Sá Pinto, Cherbakov, Liedson.

2.
Equipa Inicial:
Damas, Carlos Xavier, Venâncio, Beto, Rui Jorge, Paulo Sousa, Oceano, Hugo Viana, Luís Figo, Quaresma e Sá Pinto.
Suplentes: Nelson, Paulo Torres, Paulo Bento, João Pinto, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo, Gomes

3.
Equipa Inicial:
Schmeichel, César Prates, André Cruz, Luisinho, Vujacic, Dusher, Rochemback, Douglas, Amunike, Balakov e Jardel
Suplentes: Ivkovic, Stan Valckx, Naybet, Cherbakov, Acosta, Liedson


Aqui ficam alguns deles...


Em cima: Venancio, Carlos Xavier, Oceano, Luis Figo, Paulo Sousa
Em baixo: Pedro Barbosa, Sa Pinto, Quaresma, Hugo Viana, C. Ronaldo



Em cima: Luisinho, Balakov, Stan Valkx, Cherbakov, Amunike
Em baixo: Naybet, Acosta, Schmeichel, Andre Cruz, Dusher

terça-feira, março 14, 2006

Os factos europeus

.


Contra factos não ha (muitos) argumentos. Partindo do principio que o Benfica já não pontua mais nesta epoca europeia (estou apenas a ser realista...), é possível verificar que vieram deles a maior contribuição para o ranking de clubes, o mesmo ranking que permite aos clubes deterem 1, 2, 3 ou 4 equipas na Liga milionária. E é bom recordar que, por exemplo, se a situação actual é excelente, permitindo que na próxima epoca (e em 2007/08 igualmente!) 2 clubes portugueses entrem directamente na Champions League, com um terceiro a jogar a 3ª pre eliminatória, na ultima epoca em que o Sporting foi campeão (2001/02), a equipa leonina teve de jogar a ultima pre eliminatória! Ainda para mais frente ao Inter de Milão...

Como é bom de ver é optimo que os clubes portugueses façam a melhor figura posível, não só para o prestigio pessoal, mas igualmente porque, em ultima instancia, estão a beneficiar outros clubes portugueses. No entanto, e ao contrario que o Bimbo da Costa e as suas comadres apregoam, nao é o Porto que carrega o País às costas! Se fosse assim o Sporting, quando foi campeão pela ultima vez, teria entrada directa!

O que de facto é verdade é que o Porto, nas ultimas 5 epocas, é a equipa que contribui em maior escala para a pontuação nacional. Ninguem se espanta com isso, certamente. Mas é bom verificar que a pontuação portista nao equivale a 90% do total, que é o que se entende sempre que alguns passarões portistas vêem à praça publica arrotar a habitual arrogância. A fatia correspondente aos pontos portistas é 58% do bolo total. É um grande pedaço sem duvida, mas longe, muito longe, da teoria que TODOS entram na Liga dos Campeões por méritos portistas!


Ah, e convém nao esquecer o feitio de MERDA de Pinto da Costa! Se ele pudesse desviar a pontuação apenas e só para o seu clube... fa-lo-ia sem qualquer tipo de duvidas! Ele nao ajuda em nada, sao as regras da UEFA! Como tal, obrigadinho por nada! Até porque eu, como sportinguista, não tenho nenhuma entrada na CL para agradecer. E pró ano, se tudo correr sem influências arbitrais, vamos lá estar por merito proprio e em primeiro lugar!

Lotaria Sporting!




Pela primeira vez na história dos jogos da Santa Casa da Misericórida, a emissão da Lotaria clássica é dedicada a um clube de futebol. A Santa Casa da Misericórdia junta-se assim às comemorações do Centenário Leonino. As fracções custarão 5€, para um prémio total de 500.000€, e serão ilustradas com uma imagem dos famosíssimos 5 Violinos!

Uma pergunta? Porque razão, no centenário dos "outros dois", não ocorreu tamanha distinção? Será pelo facto de, como irei provar a devido tempo, o centenário (deles) ser uma enorme farsa? Em teoria, o Porto só festejaria o centenário este ano e o Benfica dentro de dois. Mas que se pode esperar de dois clubes que têm duas múmias semicadastradas (e isto porque somos um País de brandos costumes, caso contrário eram cadastrados e ha muito!) como presidentes?


Mundial Alemanha 2006 - Parte II: Os Estádios

Destaques da Jornada 26 da Liga



Equipa da Jornada: Estrela Amadora

Decepção da Jornada: Benfica

Treinador da Jornada: António Oliveira (Est. Amadora)

Jogador da Jornada: Tonel (Sporting)

Golo da Jornada: Bruno Tiago (Gil Vicente)

Onze da Jornada: Taborda (Naval), Abel (Sporting), Tonel (Sporting), Mauricio (Est. Amadora), Paito (V.Guimarães), Sandro Gaucho (Belenenses), Raul Meireles (Porto), Quaresma (Porto), Filipe Teixeira (Academica), Manu (Est. Amadora), Liedson (Sporting)


LIga BetandWin - 26ª Jornada


Nos ultimos dias muitos benfiquistas têm aparecido no ecrã da minha televisão, inchados como pavões, com uma lengalenga do estilo “ainda estamos nas três frentes, somos os unicos que ainda podem vencer tudo”. Como se o facto de estarem em terceiro no campeonato e irem defrontar o Barcelona não fossem só por si motivos para estarem sossegados e preocupados. Compreendo a necessidade de “gozar” com os rivais, mas tais atitudes, em ultima instancia, acabarão por facilitar o “troco”.

O empate do Benfica, em casa, frente à Naval e com o estádio cheio de adeptos que, não tendo direito a bilhete para ver o Barcelona, se contentaram com a ideia de ir presenciar a uma goleada das antigas, foi a certidão de obito do Benfica à candidatura ao titulo. Se a atitude encarnada durante o jogo fosse a demonstrada nos ultimos vinte minutos, a vitória facilmente teria sido conquistada. Mas, para quem como eu assistiu à primeira parte, não restavam duvidas que o jogo iria ser muito complicado para o Benfica. Não se percebe como uma equipa que estava, à partida para o jogo, a 8 pontos da liderança, tem uma atitude de completo desprezo pelo adversario! É um facto que o Benfica merecia, ainda assim, vencer, mas somente quando se viu a jogar contra dez e nos ultimos vinte minutos, mas com os condicionantes que tanto jogadores como treinador conheciam antes da partida, acabaram por pagar o desleixo. É o fim do Benfica neste campeonato, não restam duvidas. Este ano os 65 pontos não dão campeonato nem vice campeonato. E o pretenso penalti sobre Leo, o único que pode ser considerado existente (os restantes foram invenção das histéricas galinhas que a SportTv contrata e que os assinantes pagam… atenção pessoal da SportTv que os pagantes não são apenas benfiquistas, um pouco mais de respeito pela inteligência de quem assiste ao jogo!) não invalida tudo o que disse.

No Bonfim o Setubal recebeu o parceiro de negocios, o FC Porto. Foi uma reunião agradável, sem problemas, com os jogadores sadinos a cometerem 8 faltinhas em quase 100 minutos de jogo. O respeito é muito bonito e afinal de contas nunca se sabe quando o Porto contrata mais um GR para fazer numero nos treinos (Paulo Ribeiro), e todos sabemos o quão importante pode ser esse dinheirinho para os jogadores sadinos e respectiva famlia. Perante este cenário só não se compreende como Ricardo Quaresma, um brilhante jogador, tem mais uma das suas, já quase habituais, agressões à pitonada. Apreciei igualmente o timing dos golos, o primeiro a 5 minutos do intervalo e o segundo 5 minutos após o intervalo. Se fosse combinado não teria saído melhor! Já estou como o Carlos Brito, os meus parabens, não ao arbitro, mas sim à direcção sadina.

Por falar em Carlos Brito, um futuro vencedor do dragão de ouro (vai uma aposta?), fiquei tremendamente desiludido com a sua (falta) de postura após o jogo de Alvalade. O seu Boavista, que vinha desfalcado de 4 titulares (mas é preciso recordar que o castigo de Helder Rosario já vinha detrás, e os cartões que acarretaram suspensão, vistos por Tiago, Cadu e JVP, foram inteiramente merecidos… o Sporting não tem lugares na Liga nem janta nos Sapos nem marca reuniões com os patrões da arbitragem, não nos confundam!) não conseguiu criar uma única ocasião de golo em todo o jogo e Brito reclama… da arbitragem? E diz que justo era o empate? Vamos por partes. Em primeiro lugar existe apenas um único lance de que o Boavista se pode queixar. E, se aquele encosto fosse penalti então o Sporting liderava isolado o campeonato, tantos os penaltis perdoados a Liedson neste campeonato por lances identicos! E já para não falar do facto de Fary estar em fora de jogo. Quanto à arbitragem estamos conversados. Fosse Elmano Santos rigoroso e Cissé não acabaria o jogo! Quanto ao justo empate, é claro sinal de alucinação ou de algo estragado que Carlos Brito ingeriu antes do jogo! Como é que um jogo em que uma das equipas marca um golo, falha duas ocasiões soberanas, envia uma bola ao poste e ainda falha um penalti, e a outra faz zero, pode acabar em empate justo? Sim, podia dar empate, o máximo que o Boavista poderia alcançar. Poderia dar um resultado nulo, só que desta vez houve justiça. Meu caro Carlos Brito, estou certo que o seu desejo de ajudar o seu Porto virá ao de cima na ultima jornada. Só espero que o meu Sporting não precise do resultado desse jogo para ser campeão. Caso contrário, o titulo já ardeu, como se costuma dizer! E parabens ao Tonel, que se candidata seriamente a um lugar nos eleitos para o Mundial da Alemanha.

Quanto ao resto da jornada tenho de destacar, e para satisfazer o meu lado sadico, a derrota do Nacional. Essa associação das peixeiras madeirenses já se encontra nos tais 12 pontos de distancia do Sporting. Agora estou numa encruzilhada: por um lado era um prazer vê-los ainda mais distantes, por outro lado era bom que se mantivessem perto do 5º lugar, de modo a que o Boavista, na ultima jornada, precisasse de pontuar frente ao Porto, para não ter de aturar a outro frete igual ao deste fim de semana. Dilemas, dilemas…

segunda-feira, março 13, 2006

Questão Pertinente



E a roubalheira pró Benfica do campeonato passado, valeu? Eu respondo: tanto valeu que já todos se esqueceram que só ha jogo contra o Barcelona porque antes houveram muitas bolas na mão transformadas em penalties, jogos no Algarve e expulsões a torto e a direito! Se a pouca vergonha matasse, muito jornal desportivo e estação de tv estaria a contratar novo pessoal! Sejam sérios e honestos, ao menos calem-se e façam de conta que o que se passou no ano passado compensa o que se passa este ano.

Porque nao compensa! Mas ao menos tenham humildade!

Mais um titulo para o Ecletismo Leonino


.
Naide Gomes conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento no Campeonato do Mundo de Pista Coberta, que se está a realizar em Moscovo. A atleta do Sporting classificou-se na terceira posição, com a marca de 6,76 e estabeleceu novo recorde nacional. Alias, a prova foi de tal forma bem conseguida que, nos 6 saltos que dispôs, bateu por três vezes o recorde nacional, que já lhe pertencia (6,70m)!
.
Mais uma vez o pirata publicita uma noticia extra futebol. Mas esta noticia, para além de orgulhar todos os portugueses, revela e bem que existem modalidades ditas amadoras em Alvalade! Por muito que tentem denegrir o ecletismo leonino, a verdade é que o Sporting é o responsável pelas grandes alegrias olimpicas portuguesas (atletismo), já para não falar que a modalidade amadora em maior crescimento e que enche pavilhões por todo o País (e atrai as tv's) é o Futsal, que tem como lider incontestado o Sporting!
.
Se a tudo isso juntarmos nomes incontornáveis do desporto português, de Joaquim Agostinho no ciclismo, a Carlos Lopes e Fernando Mamede no atletismo, passando por Antonio Livramento no Hoquei em Patins e a Bessone Basto no andebol, é facil perceber que os maiores simbolos do desporto português estão interligados ao clube de Alvalade! Mesmo Carlos Lisboa, rei do basquetebol português, jogou no Sporting e por lá se teria mantido não tivesse o alucinado do ex presidente João Rocha fechado a respectiva secção durante um ano.
.
Na actualidade, Francis Obikwelu, Rui Silva e Naide Gomes são os expoentes máximos do desporto português. Falta ecletismo? Ao Sporting nao interessa ter muitos, mas sim os melhores! E esses, ao longo de 100 anos, levaram bem longe o nome do Sporting Clube de PORTUGAL!

domingo, março 12, 2006

Que futuro Quaresma?


Ricardo Quaresma é um jogador talentoso, com todas as possibilidades de vir, um dia, alcançar todo o sucesso do seu ídolo, Luis Figo. As pisadas seguidas pelo cigano foram as mesmas que Figo, muito bem orientado por gente competente, casos do saudoso Oswaldo Silva e do mago Aurélio Pereira. A academia leonina serviu para formar e moldar o jogador que, muito cedo, em Agosto de 2002, ainda com 17 anos, se estreou com a camisola verde e branca, num jogo frente ao FC Porto. E não perdeu tempo o jovem leonino, atormentando Mario Silva, a pobre vitima que nem sabia onde se enfiar, perante tamanho talento. A ida para Barcelona, antes de completar 20 anos de idade, só demonstrou toda a sua precocidade e magia. Infelizmente, e ao contrario de Cristiano Ronaldo, Quaresma não teve um treinador inteligente que o soubesse moldar ao futebol mais rigoroso. Frank Rijkaard não se deu ao trabalho porque para indisciplinado tacticamente já lhe bastava Ronaldinho Gaucho. Fez o óbvio, ecolheu Ronaldinho e prescindiu de Quaresma. O Real Madrid também fez o obvio, quando despachou Samuel Et’oo, com o prejuizo que se sabe. Eu acredito que o Barcelona ainda vai pagar caro a intolerância demonstrada.


Serve este post não apenas para vangloriar este produto das escolas de Alvalade. Ricardo Quaresma está a chegar a um ponto da carreira em que não pode perder mais tempo nesta mini liga. Tem de pensar no seu futuro, se quer atingir o sucesso do seu idolo, e se o quer, entao tem de partir para campeonatos mais competitivos. A epoca que está a fazer, salvando o coiro a um mau treinador e, por tabela, carregando com a sua equipa às costas no primeiro lugar, é apenas estimulante para os adeptos portistas. Para Quaresma é sinonimo que está na altura de dar asas ao talento, numa equipa que lute por objectivos e com mediatismo que o torne visivel à opiniao publica internacional. Ninguem tem duvidas que fazer parte dos 23 convocados para o Mundial farão mais pela sua carreira que todas as exibições ao serviço do Porto nesta epoca! É tão evidente que nem merece contestação. Espero que Quaresma tenha um empresário com vistas largas.

No entanto Quaresma tem algo a mudar, e espero que o faça rapidamente. Em Portugal tudo é permitido a jogadores que se destacam. Sobretudo se esses mesmos jogadores equipam com certas cores previligiadas. Só nesta epoca Quaresma já cometeu faltas passíveis de cartolina vermelha que davam para encher uma mão! Quantos viu? Zero! É certo que é um jogador muito marcado, alvo de muitas faltas, mas que ninguém se esqueça que Luis Figo, somente o jogador que mais cartoes amarelos provocava aos adversários na dezena de anos que jogou na liga espanhola… era igualmente um dos jogadores que mais cartoes possuia no cadastro no final de cada temporada! Menos de 10 amarelos era pouco! Como é possivel que isso suceda? Obviamente que, quando um jogador é responsavel por muitos cartoes exibidos aos adversarios, está na mira desses mesmos adversarios quando comete faltas. E os arbitros acabam por cair na tentação de exibir o cartão ao jogador que sucessivamente provoca cartões. Luis Figo, estatisticamente, deveria provocar um cartão amarelo a cada 3 ou 4 faltas que sofria mas, no entanto, não precisava de fazer mais que 2 para que o mesmo lhe sucedesse. E convem não esquecer o facto dos defesas possuirem mais manha para fazer faltas subtis do que os avançados.

Ricardo Quaresma, mantendo a postura actual, passará a ser um jogador na mira dos arbitros espanhois, ingleses e italianos. Não tenho a menor duvida. Na ansia de corresponder aos pedidos do seu apalermado treinador, Quaresma, que não sabe defender sem controlo de não tocar no adversario, tem usado vezes demais os pitons para segurar os adversarios em vez de fazer uso dos braços ou tronco. Repito, em Portugal e com a camisola do Porto safa-se… mas se quer ser um cromo reconhecido internacionalmente, tem de mudar a sua postura.

sábado, março 11, 2006

Os Mind Games de Mourinho



Presenciei na SportTv, ao inicio da tarde de hoje, o jogo entre Chelsea e Tottenham, para a Premier League inglesa. Para além de confirmar que de facto os boys de Mourinho atravessam um mau momento de forma (e só por isso o Barcelona teve a vida tão facilitada; ao contrário do que Mourinho diz, eu penso que foi mais importante para o duplo duelo com os catalães a má forma da equipa londrina que a expulsão de Del Horno), reparei num promenor que me pôs a pensar.

Não é curioso o tapete verde de Stanford Bridge estar praticamente impecável, isto somente 15 dias após a eliminatória entre Chelsea e Barcelona? Ou seja, se foi tão fácil retirar o péssimo relvado (aquilo era quase só areia, ao ponto de já ser denominado Stanford Beach...) e substitui-lo tão rapidamente, porque não o fizeram antes da eliminatória? E, como todos sabemos, o anterior relvado já se encontrava deteriorado ha algum tempo, suficiente para José Mourinho se aperceber do que o aguardava para tão importante desafio.

Não pretendo insinuar que Mourinho pretendesse, propositadamente, jogar em tão más condições. Mas a verdade é que o homem é especialista em tratar de todos os detalhes, minuciosamente. Sinceramente nao acredito que ele nao se tenha apercebido do péssimo relvado a tempo e horas. E não acredito que Abramovich, que deve limpar o rabo a notas de 100 euros, não se disponibilizasse imediatamente para o trocar, fosse qual fosse o custo.

A minha teoria é que Mourinho previa tirar partido das más condições de jogo para, com uma equipa mais raçuda e guerreira, vencer a batalha frente aos fantasistas adversários. Não contava era que o Del Horno fosse expulso, e daí a sua insistência nesse facto. Os meus parabens ao genio de Mourinho, mas desta vez teve azar.


PS:

Apesar do pessimo relvado o jogo em Londres foi incomparavelmente superior, em todos os aspectos, ao jogo de Camp Nou. O que só vem provar que, desde que os jogadores sejam bons, até sobre areia brilham. Uma indirecta a todos os matacões e pezudos que jogam por cá...

O Regresso de Schummy!

Muitos já o davam como acabado mas Michael Schumacher aí está, no inicio de nova temporada, a provar a todos os que desconfiam da sua competitividade que lutará pelo titulo... assim o seu Ferrari o permita!

Num blog de futebol não podia deixar passar este momento especial, até porque King Schummy acaba de igualar o record de Pole Positions de Ayrton Senna (65), um dos poucos recordes da F1 que não se encontra na posse do germânico. Por pouco tempo, seguramente...

Eternamente Peyroteu

O nome de Fernando Peyroteo, goleador máximo do futebol nacional com 694 tentos em 432 jogos, está desde ontem eternizado em local de destaque nos bastidores de Alvalade. Uma homenagem do Sporting em ano de Centenário a um dos seus maiores idolos, líder dos famosos 5 violinos!



O maior goleador de sempre da história do futebol português: Fernando Baptista Seixas Peyroteo. Nascido a 10 de Março de 1918, em Humpata, Angola, faria ontem, caso fosse vivo, 88 anos. O famoso avançado-centro, figura de referência dos Cinco Violinos, representou o clube de Alvalade entre 1937 e 1949, dizendo adeus ao futebol com 31 anos. Ganhou cinco campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal e sete Campeonatos de Lisboa. Foi seis vezes o melhor marcador do Campeonato e marcou 331 golos em 197 jogos, o que resulta numa média absolutamente espantosa de 1,6 golos por jogo, dado estatístico até hoje nunca superado por nenhum jogador do mundo em campeonatos nacionais. No total, ao longo da carreira, disputou 432 jogos e marcou 694 golos, mantendo-se a média de mais de golo e meio por jogo.




No discurso de homenagem, Ernesto Ferreira da Silva recordou a chegada de Peyroteo a Lisboa, com 19 anos e a sua estreia a 12 de Outubro de 1937.«OSporting ganhou ao Benfica, por 5-3, e ele marcou logo dois golos. Como tarde de glória escolhemos a de 25 de Abril de 1948, quando o Sporting precisava de vencer o Benfica fora de casa, por uma diferença de três golos. Ganhámos por 4-1 e o sr. Peyroteo marcou todos. Ele sozinho chegou aos 4-0 (35, 41, 58 e 69 minutos). É uma pena que tivesse morrido tão novo, em 1978, com apenas 60 anos e quando ainda não havia esta projecção mediática. Talvez por isso a sua imagem não tenha atingido a dimensão que merecia. Mas é, sem dúvida, a maior figura de sempre do futebol do Sporting», vincou.

sexta-feira, março 10, 2006

Futebol Português: Rir é o melhor Remédio!

.
.
.
.

Prognosticos para a Jornada 26 da Liga

Fim de Festa

É assim a vida...

E a alegria do Povo continua...



Depois daquela duzia de peixeiras a cantar o hino oficial lampião, só faltavam estes dois.

Entretanto, uma pergunta: o defice já diminuiu? É que já lá vão 10 meses desde o titulo salvador da economia portuguesa...

Onde acaba o mérito de Koeman e começa o demérito de Benitez?


O que se pode retirar da eliminatória entre Benfica e Liverpool? Não sendo eu um adepto encarnado, ou seja, não me encontrando num estado eufórico que me permitira dizer bestialidades como “Ninguém para o Benfica” (deve estar na altura do Sportig ir à Luz pra Taça para acabar novamente com esse mito urbano), “quem vir a seguir morre”, entre outras patetices.

Se me dou ao trabalho de escrever sobre essa eliminatória, não é nem para elogiar a equipa portuguesa nem para lhes tirar o mérito. Obviamente que o Benfica e, sobretudo, Koeman tiveram muito merito. A equipa esteve muito concentrada no jogo em casa, não permitindo uma única ocasião de golo e soube aproveitar a única ocasião de golo de que dispôs na Luz. Contra equipas de nivel superior como é o caso do Liverpool (e não vale a pena pensar que o Liverpool é inferior só porque perdeu, caso contrário poderíamos afirmar que o Gondomar que há 5 anos foi ganhar à Luz era… melhor que o Benfica!) é necessária grande eficacia na relação remate/golo. Quantas oportunidades teve o Benfica em 180 minutos de jogo? Eu contei-as, foram 4 oportunidades para 3 golos. Ora, quando se tem um aproveitamento de 75% (qualquer relação acima dos 40% já é suficiente para abanar a confiança de qualquer colosso do futebol) é natural que se passe a eliminatória. O Liverpool, apesar do grande merito dos defesas do Benfica, ainda dispôs, sem exageros, de 5 ocasiões claras de golo em Anfield. Quando o aproveitamente é nulo (e mesmo que fosse de 20%, ou seja, 1 golo) ou muito baixo, as hipoteses de passar são igualmente muito baixas. O futebol actual não é feito de esbanjamentos, e a estatistica conta. Por alguma razão todos temem as equipas transalpinas, mundialmente famosas por precisarem apenas de duas ocasiões para marcar um golo. Por vezes basta até uma, caso da Udinese em Alvalade.

O Benfica ganha a eliminatória porque foi eficaz, tanto a atacar como a defender. Não teve momentos de dominio sobre o adversário (em nenhuma ocasião, nos 180 minutos da eliminatória, se viu o Liverpool ser dominado e empurrado para a sua area), preferindo a postura defensiva e de contra ataque. Por este facto, por não ter visto superioridade dos jogadores encarnados sobre os “reds” de Liverpool, é que acredito piamente que o sucesso da eliminatória residiu no facto de Koeman ter sido claramente superior a Rafa Benitez. Foi Koeman que passou aos QF da Champions League e foi Benitez que foi afastado da prova.

Rafa Benitez, com mais um campeonato ingles perdido, já para não falar da total incapacidade em derrotar um São Paulo ultra defensivo na Final do Mundial de Clubes (deve ter tirado uma boa lição desse jogo Ronald Koeman…), necessitava de ter apostado seriamente nesta eliminatória. Mas creio que o espanhol subestimou o Benfica, tal como Alex Ferguson subestimou o Porto de Mourinho. Benitez acreditou, tal como eu, confesso, que mais remate menos remate, mais minuto menos minuto, o Liverpool passava para a frente da eliminatória e estava tudo acabado. Só que eu não sou treinador! Rafa Benitez teve a ousadia de jogar a primeira mão fora de casa e tentar marcar… zero golos! Isto vindo de um treinador que já ganhou uma taça uefa e uma liga dos campeões, nos ultimos dois anos! E basta recordar o passado para ver que não foi assim que ele procedeu anteriormente, se descontarmos o caso da visita a Stanford Bridge para jogar com o Chelsea. Todos sabemos que um golo fora é autentico ouro, mesmo que se corra o risco de sofrer um ou dois. É um risco que vale a pena correr. Benitez, na Luz, fez um jogo decepcionante e a ausencia de Gerard não serve de desculpa. Os atritos pessoais com um fabuloso jogador como Djibril Cissé obrigam-no a jogar com um acabado Robbie Fowler, um tosco como Peter Crouch ou um pre-reformado como Morientes. Tudo para não colocar em campo e moralizar um jogador que prometia, há duas epocas, tornar-se num dos melhores atacantes mundiais. Esta é uma diferença significativa entre Mourinho e Benitez. Mourinho nunca desperdiçaria um talento puro como o francês. E, não é lançando-o às feras quando tudo corre mal, e ainda por cima como extremo direito, que se pode exigir seja o que for. Já na epoca passada fiquei com a clara sensação que Benitez eliminou o Chelsea sem saber ler nem escrever e que ganhou a Champions ao AC Milan por total demerito de um bacoco Ancellotti, que não soube segurar um jogo com 3-0 a seu favor! Já para não dizer que o Valencia de Benitez derrotou o Marselha na final da Uefa de há dois anos mas para tal foi necessario um penalti e respectiva expulsao do jogador marselhês, à beira do intervalo, para facilitar a sua tarefa. Rafa Benitez, para mim, está longe da mente brilhante que alguns apregoam. Perder o mundial de clubes, a taça de inglaterra, o campeonato ingles (já vai a 20 pontos, incrivel!) e deitar fora a única possibilidade de sucesso por menosprezo ao adversário, não é digno de quem se considera no topo da sua profissão. Para mim Benitez só tem uma desculpa: se tiver apenas visionado um video do Benfica, o tal jogo na Luz frente ao Sporting. De facto, nesse jogo, o seu adversário não apanhou 7 ou 8, porque não calhou! Mas meu caro Benitez, tirar conclusões de um só jogo não é admissivel. Ainda para mais, como se viu, Benitez não aprendeu nada com Paulo Bento.



Umas palavra final para os adeptos ingleses. A lendária bancada “The Kop” mostrou-se sempre fiel aos seus jogadores, com um inicio absolutamente ensurdecedor. Mesmo quando Simão marcou o golo, embora esfriando no apoio, não se escutaram assobios aos seus jogadores. Ou os apoiam, ou sofrem em silencio. E que arrepio que senti quando, após o golo de Miccoli, e com tudo perdido, vejo os adeptos de pé, com o cachecol bem esticado, a cantar a famosissima musica “You’ll Never Walk Alone”. Arrepiante, absolutamente fabuloso! Porque não podem os idiotas que fazem parte das nossas claques copiarem estes excelentes exemplos, em vez de copiarem o que de mau se faz em Italia, por exemplo? Na noite de quarta feira os adeptos do Liverpool ganharam um novo admirador. Aquilo é paixão por um clube, não por um treinador ou por jogadores. Não lhes inporta estarem há 16 anos sem campeonatos ingleses, não é isso que alimenta a sua paixão. Revejo-me totalmente neles. Não é a busca de titulos e gloria que me levou a escolher ser adepto do Sporting. É a paixão pelo clube, claramente superior a qualquer titulo. Ser adepto de um clube apenas porque é o que mais titulos possui ou porque é o que vence, é a mais ridicula das razões.

quinta-feira, março 09, 2006

O Pilha Galinhas




É bem verdade que nesta epoca desportiva Koeman e o seu Benfica têm derrotado, sucessivamente, todas as equipas de nível elevado. Assim foi nos dois confrontos com o Porto, na inédita vitória sobre o Manchester United e na estrondosa dupla (!) jornada vitoriosa sobre o ainda campeão europeu, Liverpool. Ronald Koeman, o homem que em Portugal é conhecido como o Drº Bestial e Mr. Besta, tem muito mérito nestas façanhas. Se é verdade que o Porto europeu foi uma criação de Mourinho, também não restam duvidas que esse mesmo Porto tinha mais e melhor matéria prima que este Benfica.

No meio da euforia encarnada, existe um Asterix magricelas que resiste. E ainda mostra total indeferença ao hino oficial "Ninguem para o Benfica!..." Liedson, o Pilha Galinhas, sabe como derrotar o Glorioso. Não só sabe como derrota-lo, como ainda sabe como po-lo de rastos! Se Luisão e Anderson são vistos como excelentes defesas por alguns ilustres (o)pinadores, Liedson fez deles gato sapato. E, para grande satisfação minha, ainda tem o desplante de afirmar que não apoia nenhum Benfica europeu, só torce pelo Sporting! Sem hipocrisias, sem cinismos. Desconcertante! Tão bom a fintar como a falar.

Uma vénia ao maior Pilha Galinhas do futebol Português! Bem hajas Liedson!

Lista de Contratações: 1- Daniel Niculae


De nacionalidade romena, Daniel Gheorghe Niculae, de 23 anos (1,85m) é atacante centro da equipa do Rapid de Bucareste.

Apesar de ser um nome desconhecido, tem a escola romena de futebol, pródiga em prodigios, sobretudo a nivel atacante. Este jovem Niculae está a brilhar, juntamente com a sua equipa, na presente edição da Taça Uefa, caminhando a passos largos para os QF da competição. Com 4 golos marcados até ao momento na prova, juntem-lhe os 19 golos nesta ultima epoca e meia no campeonato romeno e as 8 internacionalizações pela respectiva selecção (1 golo), e é facil perceber que estamos perante um jogador jovem, de valor e seguramente acessível aos cofres leoninos.

A rever pelo profissional Carlos Freitas, até porque já vai sendo altura de desviar atenções do mercado brasileiro, de preço inflaccionado e incerto quanto ao profissionalismo dos seus jogadores.

Mundial Alemanha 2006 - Parte I



Os Mundiais têm sido férteis em golos, em lances de génio, em histórias e em frases. Cada edição do Campeonato do Mundo rendeu uns quantos risos a quem estava do outro lado, a ouvir falar as estrelas. E muita coisa se ouviu desde que o Mundial começou a cativar o mundo. Numa recolha feita pela agência Europa Press, Benito Mussolini abre uma longa lista de frases para recordar. Escreveu à altura o ditador italiano «vencer ou morrer» num telegrama que chegou aos jogadores em 1938, quando se preparavam para defrontar a Hungria na final. A Itália venceu e, da parte da Hungria, houve resposta. «Hoje salvei a vida a onze seres humanos», disse o guarda-redes Szabo, no final da partida.

Na final entre Brasil e Uruguai, em 1950, as palavras dos dirigentes uruguaios também não foram muito animadoras. «Já cumpriram o objectivo ao chegarem aqui. Fiquem satisfeitos se sofrerem menos do que cinco golos», disseram. A verdade é que o Uruguai venceu e o presidente da FIFA, Jules Rimet, reconheceu a sua surpresa. «Estava tudo previsto... excepto o triunfo do Uruguai».

Bobby Charlton foi a grande figura do Mundial de 1966 e o sucesso subiu-lhe à cabeça. «Quando o árbitro apitou para o final pensei: Bobby, és o melhor. Somos campeões. Agora, cada dia ao levantar-me, penso que faço parte da história de Inglaterra», contou.

Em 1978, Luis Menotti, técnico da Argentina, voltou-se contra os jornalistas. «Não só não sabem nada de futebol, como se os fechassem sozinhos numa casa não conseguiriam escrever uma carta à mão», afirmou.

Quatro anos mais tarde, Pablo Portas, presidente da Federação Espanhola de Futebol, disse que dava tudo para ver a sua equipa ganhar na edição que teve lugar no país vizinho. «Tudo, tudo! E quando digo isto, refiro-me à minha camisa, ao casaco, à gravata...» Talvez fosse também por isso que os alemães escreveram: «É um caos, mas com gente amável», nos jornais.

Maradona marcou com «a mão de Deus» em 1986 e Bobby Robson, seleccionador inglês em 1990, não se esqueceu do episódio. «Peço ao Maradona que, por favor, jogue com os pés», disse o britânico.

No Mundial de 1994, o russo Oleg Salenko apontou cinco golos e teve de beber quatro cervejas para fazer os controlos anti-doping. Pouco depois disse: «É mais fácil fazer cinco golos do que mijar». Nesse mesmo Mundial, o defesa Andrés Escobar teve o azar de fazer um auto-golo e foi assassinado por esse mesmo motivo pouco tempo depois. Estava longe de imaginar que tal seria possível o jornalista que escreveu num diário colombiano, poucos dias antes: «Que se mantenha o respeito, por favor. Basta, a vida não termina aqui.»

Futebol Hilariante

Scolari

Os gestos e atitudes ficam sempre para quem os pratica. Scolari tem uma maneira muito propria de ser e estar na vida, que pode nao agradar a muita gente, mas a verdade é que tem os jogadores nas palmas das suas maos. E com atitudes nobres como esta, tem tambem um povo com ele. Força Scolari, Força Portugal!

quarta-feira, março 08, 2006

A farsa americana



Apesar deste ser um blog sobre futebol, este assunto, o doping, nao pode ser esquecido.

Nos ultimos tempos, sobretudo no desporto norte americano, temos vindo a assistir à queda de variadíssimos idolos, sobretudo no atletismo, onde Tim Montgomery e Marion Jones foram recordistas e vencedores de variadissimas medalhas, mas que se sabe agora conseguiram as excelenes performances com a ajuda dos laboratórios famarceuticos BALCO. Não fico admirado, um Paìs que tem acesso a tanta tecnologia acaba por ter acesso igualmente a todo e qualquer tipo de inovação no doping, e nao duvido que esse acesso é do conhecimento de muita gente com responsabilidades. No final sao os atletas que acabam arruinados mas sao apenas os fantoches.

Tenho serias duvidas nas vitorias de Lance Armstrong, confesso. E acredito piamente que, caso o futebol fosse um desporto aceite pelos norte americanos, os casos de doping triplicariam. Já para nao dizer que os atletas com maiores capacidades fisicas seriam, naturalmente, norte americanos. É uma cultura de doping, e nesse aspecto agradeço que se mantenham longe do futebol, que ja tem problemas que cheguem. Por outro lado, com os americanos, de certeza que muita regra caquetica seria abolida e o espectaculo teria novas regras com o sentido de motivar as audiencias. Um exemplo? As video conferencias para tirar duvidas em lances que o arbitro nao consegue ajuizar.

No entanto este post é devido à entrevista dada por Barry Bonds, um dos maiores idolos da historia do beisebol americano, à revista Sports Illustrated. Nela Bonds confessa o uso de esteroides ao longo da carreira. Ou seja, confessa que alcançou o sucesso nao apenas devido a uma elevada dedicação e esforço mas por meios ilicitos. O desporto norte americano é prodigo em idolos com pes de barro, mas estranhamente todos se safam em beleza. A justiça portuguesa é fraquinha mas a americana nao serve de exemplo para ninguem. OJ Simpson safa-se numa boa, Kobe Bryant viola e ainda se sente violado e agora o Bonds ainda vai merecer um telefilme para se perceber que o pobre coitado foi obrigado a dopar-se para ajudar a salvar a bambi das garras do lobo mau. Só mesmo na America...

Soccerlinks - the soccer website directory